ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BOTUCATUENSE

Paixão pelo esporte, Respeito pela família.

capoeira

A capoeira é uma das modalidades mais tradicionais do país e também não poderia deixar de fazer parte das atividades oferecidas na Associação Atlética Botucatuense (AAB). O clube oferece aula para adultos e crianças. Para adultos, as aulas são as terças-feiras a parti das 20h30 e sextas-férias às 19h30.  O clube conta ainda com aulas exclusivas para crianças a partir de 10 anos de idade às terças-feiras, às 9h30. As aulas são ministradas pelo mestre Pinóquio na sala de dança da AAB e são destinadas à sócios e dependentes.

A criança que pratica capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência.

Algumas vantagens: difunde o valor da defesa e não do ataque, ajuda na formação moral, desenvolve e amplia a cognição, desperta a curiosidade infantil, promove o desenvolvimento físico, estimula o controle emocional e combate as inibições.

O professor de capoeira da AAB é o contra mestre Pinóquio, que tem vasta experiência e já ministrou aulas inclusive no exterior.

Pinóquio começou na capoeira aos 12 anos de idade. O contra mestre é responsável pelo grupo Capoeira Cangaço-Cordão de Ouro em Botucatu.

Grupo Cordão de Ouro – Está espalhado pelo mundo todo e tem como presidente o mestre Suassuna, pioneiro na capoeira de São Paulo e também um dos mais respeitados desta arte. Conheça a história do grupo estou deixando o site http://www.grupocordaodeouro.com.br/index.php